Arrematei! Quanto tempo devo esperar para ter o imóvel?

por leilofy
0 Comentário(s)

Essa é uma pergunta feita com muita frequência, e a melhor e mais objetiva resposta é: depende! Antes de querermos saber quantos dias, semanas, meses ou anos vamos conseguir entrar no imóvel temos que analisar uma série de fatores que irá influenciar diretamente nesse tempo. Abaixo vamos listar os 3 principais motivos de influência no período e depois concluiremos o artigo com uma média de um prazo.


Imóvel Ocupado x Imóvel desocupado 

É possível encontrar no mundo do leilões essas duas possibilidades. Quando um imóvel está ocupado, significa que a posse do mesmo ainda está em nome do executado, aquele que está inadimplente e o seu imóvel foi a leilão. Não significa que necessariamente, ele esteja morando lá ou que tenha alguém morando lá, mas sim que no cartório de registro de imóveis a posse ainda esteja no nome dele. Isso quer dizer que após você arrematar o bem, precisar entrar com um mandado de imissão na posse para entrar no imóvel, o que vai te demandar um tempo extra para isso.

Já quando o imóvel está caracterizado como desocupado, após o processo de arrematação você precisa apenas retirar a chave com o exequente, que normalmente é um banco, administradora do condomínio, e terá livre acesso ao mesmo.


Processo Digital x Processo Físico

Até pouco tempo atrás, era comum ver pilhas de papéis, cadernos e pastas nos fóruns e na mesa do juízes, este era o cenário mais provável de se encontrar, já que os processos eram todos físicos.

Com a intenção de tornar os trâmites processuais mais dinâmicos, a tecnologia transformou gradativamente esse cenário, e desde 2007, os processos tornaram-se obrigatoriamente eletrônicos. E uma vez eletrônico, é muito mais rápido fazer pedidos e acompanhar respostas do juiz, ou seja, o tempo que você pode ter a carta de arrematação é bem mais ágil, consequentemente a entrada no imóvel também.

É muito fácil de saber qual o tipo do processo. Se ele começar com o número ‘’1’’ é eletrônico, já um processo que começa com ‘’0’’ ainda é físico e naturalmente vai demorar um pouco mais. 


Dias Forense x Recesso Forense.

Todo o andamento de um processo depende de um juiz, todos os juízes trabalham em um forúm, e todos os fóruns entram de recesso do dia 20 de Dezembro a 20 de Janeiro. Isso significa que se você arrematar um imóvel em Novembro ou em Dezembro, muito provável o Juiz responsável pelo seu processo irá entrar de recesso antes de você conseguir ter concluído o mesmo. Automaticamente, isso significa que você precisará de mais 30 dias além do tempo normal, correto? Errado, pois ao retornarem aos trabalhas no dia 21 de Janeiro, o serviço estará acumulado, e muito provável seu processo entrará na fila da fila. Então se arrematar um imóvel muito perto do fim do ano, lembre-se de considerar um prazo extra. 


Conclusão

É impossível prever um prazo específico para entrar no seu novo imóvel, pois tudo dependerá de uma série de fatores, como alguns citados a cima, e nunca teremos um prazo exato. Mas por anos de experiência, já vimos casos de imóvel desocupado em um processo digital que levou menos de 3 semanas, a casos de imóveis ocupados que levou 2 a 5 meses, como casos de imóveis ocupados, com processo físico que pegou a janela do recesso forense que chegou próximos dos 8 meses. Sem dúvida, um bom advogado ou empresa de consultoria especializada, irá fazer toda a diferença para reduzir esse tempo.  

0 Comentário(s)
0

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Deixe seu e-mail e junte-se a milhares de novos interessados que queremos aprender com conteúdo educacional da Leilofy.

You have Successfully Subscribed!