Leilão de imóveis. Por que ele é para todo mundo?

por leilofy
0 Comentário(s)

O mundo dos leilões ainda é algo um tanto quanto mistificado pela maioria das pessoas. Como você não escuta muito nas rodas de conversa a respeito de gente que comprou um imóvel por meio de leilão, é de se acreditar que só consegue fazer quem está habilitado para fazer isso, ou quem detém de um conhecimento específico que permite com que elas possam operar em um leilão.

Existem até pessoas que acham que você precisar fazer um ‘’gato’’ para conseguir ter um imóvel por meio de um leilão, pois ‘’Não é possível que você pagou tão barato.

Felizmente, isso essas coisas não são verdade. O leilão de imóvel, por lei, está disponível para quase todo mundo (exceto algumas exceções). Aqui, nós listamos os 5 principais motivos do porquê você também pode ter a vantagem de adquirir um imóvel com valores abaixo dos praticados pelo mercado.

Existe um imóvel em leilão para todos os tipos de perfil e valores

Você provavelmente deve desconhecer desse fato, mas existem atualmente, milhares de imóveis em leilão. Ou seja, você encontra desde casa a apartamentos, nos mais diversos bairros e dos mais variados valores.

Isso faz com que seja possível encontrar facilmente, um imóvel que desperte o seu interesse. A diferença desse imóvel para os demais, é que é possível pagar até 50% a menos em um leilão (por lei esse é o máximo a menos que um imóvel pode ir a leilão) se comparado com o valor de mercado.

Acessibilidade dos formatos atuais

Um aspecto que tornou os leilões altamente acessível, é o fato que de você pode acompanhar um leilão e/ou realizar lances do conforto da sua casa ou local de trabalho.

Muitas vezes, quando falamos sobre leilão, vem à mente das pessoas a imagem de um auditório, com um público que fica sentado em suas cadeiras levantando plaquinhas para realizar seus lances.

Apesar dessa imagem ter sido incluída em nossos cérebros por causa, principalmente, de filmes, hoje em dia nem 5% de todos os leilões que ocorrem no Brasil são presenciais. A grande maioria acontece via websites habilitados para realizar leilões de forma online.

Não é preciso ter uma certificação especial para isso

Pelo motivo de poucas pessoas não terem descoberto as vantagens que adquirir um imóvel por leilão de leilão, esse assunto é pouco falado por aí. Isso deixa o tópico ‘’leilão’’ como algo acessível apenas por poucos indivíduos, e que você deter de um conhecimento ‘’especial’’ para entrar em um leilão.

Mas não é bem por aí. Qualquer pessoa que tem o interesse de comprar um imóvel (para morar ou investir) em um leilão, pode fazer isso. Fora algumas restrições, essa prática está disponível para toda a população brasileira.

Os processos atuais estão disponíveis de forma digital e abertos para todo mundo

Uma das coisas mais importantes sobre a sua análise de um imóvel antes de fazer o lance, é pesquisar sobre o imóvel que você pretende realizar uma oferta. Isso inclui, especialmente, o estado ‘’jurídico’’ em que o imóvel se encontra.

Felizmente, por lei, todos os processos obrigatoriamente precisam estar em formatos digitais, e estão abertos para todo mundo que tem o interesse de consultá-los. Isso significa que não existe nada que você não possa saber sobre o imóvel que você está interessado.

Por exemplo, para realizar qualquer tipo de consulta em um processo que está ocorrendo no Estado de São Paulo, basta você ter o número do mesmo (fornecido pelo próprio site de leilões) e colocá-los no site: //esaj.tjsp.jus.br/cpopg/open.do

Novo Código de Processo Civil

Em março de 2016, entrou em vigor o novo Código de Processo Civil que tem como objetivo dar mais agilidade e transparência nos processos. Umas das áreas que são afetas por esse novo código, envolve a prática de leilões. Diversos pontos foram instaurados para minimizar a burocracia e o tempo de um processo de leilão. Muitas pessoas afirmam que desde que essa lei foi aprovada, leilões começaram a ficar mais populares em função de como ele deixou mais fácil adquirir um imóvel.

Para consultar todos os pontos dessa lei que favoreceram o mundo dos leilões, veja esse artigo que escrevemos sobre o assunto.

0 Comentário(s)
0

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Deixe seu e-mail e junte-se a milhares de novos interessados que queremos aprender com conteúdo educacional da Leilofy.

You have Successfully Subscribed!