Conheça a história dos leilões

por leilofy
0 Comentário(s)

Apesar de nos último anos os leilões terem ganhado devida notoriedade entre os brasileiros, essa prática é mais antiga do que se imagina. Existem acervos históricos que apontam que na babilônia, em 500 A.C, essa prática já era realizada. Veja abaixo um pouco mais sobre a história dos leilões e como ele foi tomando forma até chegar no que conhecemos hoje.


Os leilões da Roma Antiga

Muito similar com algumas situações de hoje em dia, os romanos usavam os leilões para liquidar dívidas. Eles confiscavam os bens da família, especialmente os imóveis, e realizam os leilões de forma pública. Tem-se registrado que o próprio imperador de Roma, Marco Aurélio, leiloou tesouros e móveis de sua família, em um leilão que teve duração de dois meses.


Leilões de Vela

No século 16, em algumas partes da Inglaterra, começaram a surgir os chamados Leilões de Vela. Nesse tipo de leilão, o término do leilão era determinado pelo fogo de uma vela, que quando se apagava indicava que o leilão estava encerrado, e o último lance era o vencedor. Um livro dessa época inclusive dava uma dica para o Leilão de Velas, onde, momentos antes de uma vela se apagar ela flama ligeiramente. Para olhos atentos, é uma oportunidade de fazer um lance e esse ser o último e vencedor.


As primeiras casas de Leilões

Ainda no século 16, surgiu a primeira casa de leilões que se tem registro, a Stockholm Auction House, na Suécia, fundado pelo Barão Claes Ralamb, em 1674. Alguns anos depois, em Londres, Samuel Baker fundou o que seria uma das casas de leilões mais famosas dos dias de hoje, a Sothby’s (link //www.sothebys.com/en/). Essa casa ficou mundialmente famosa depois que ela foi responsável por leiloar o quadro Rapaz com Cachimbo, do Pablo Picasso. A pintura foi arrematada para um comprador anônimo pelo valor de 104 milhões de dólares, sendo a primeira obra de arte a ultrapassar a marca dos 100 milhões de dólares.


Popularidade crescendo

No final do século 18, leilões de arte ganhavam cada vez mais espaço pela Inglaterra e aos poucos iam se espalhando pelo resto da Europa. Leilões já aconteciam diariamente, e para ajudar na organização do que seria leiloado, eram impressos catálogos dos produtos disponíveis para o visitante do evento se preparar para dar lance no produto que mais despertou o seu interesse.


A acessibilidade aos leilões que a internet proporcionou

É inegável que a internet proporcionou um aumento significativo tanto na quantidade de leilões realizados quanto de participantes. Hoje em dia é possível encontrar quase de tudo sendo vendido em leilões. Além disso, existem pessoas que participam de mais de um leilão simultaneamente via internet. Em 2008, apenas nos Estados Unidos, a National Auctioneers Association reportou que a receita bruta oriunda de leilões nesse ano, foi de aproximadamente 268 bilhões de dólares.  

0 Comentário(s)
0

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Deixe seu e-mail e junte-se a milhares de novos interessados que queremos aprender com conteúdo educacional da Leilofy.

You have Successfully Subscribed!